Ceiva Home Quem Somos Terapias Cursos Vivênciais Localização Fale Conosco Fotos Vídeos Notícias Artigos Depoimentos
Terapias


HOLISMO

Holismo deriva da palavra grega holos, que significa "todo" e é usada principalmente no sentido de "totalidade sistêmica", por isto, quando se fala em sistema holístico, incluem-se quaisquer tipos de sistema, desde as ciências naturais, passando pelas humanas e humanas aplicadas, até a própria filosofia.

O conceito de holismo pode ser encontrado na filosofia desde a Grécia Antiga, no entanto, o termo só foi utilizado pela primeira vez em 1927 pelo ex-primeiro ministro sul-africano Jan Christiaan Smuts em seu livro Holismo e Evolução. Smuts utiliza o conceito de holismo para fazer uma análise ampla da vida, mente e matéria, considerando-as como entidades interligadas dentro de um processo progressivo, diferindo portanto do modelo reducionista que entende a matéria, a vida e a mente como entidades separadas e completamente distintas. Na teoria de Smuts a matéria contém o potencial da vida e da mente.

Embora Smuts seja o primeiro a utilizar o termo "holismo", considera-se que a primeira apresentação completa do conceito se dá por meio do filósofo grego Aristóteles, quando este afirma em sua obra Metafísica que "o todo é maior que a soma de suas partes", implicando que a análise de um sistema, ou estrutura complexa, supera a simples análise das partes que o compõe e suas características fundamentais, mas converte-se em um sistema em si mesmo.

O holismo é a posição que se opõe ao método cartesiano, na medida em que este afirma que a análise das partes é suficiente para compreender o todo. Sendo, portanto, um método não-reducionista, o holismo defenderá que o todo possui características que não podem ser adequadamente compreendidas pela simples análise das partes, mas apenas por uma análise sistêmica de toda a estrutura, já que as partes formam um organismo com características e configurações próprias.

Em sistemas holísticos, o todo determina em grande medida a função e características das partes, de acordo com as demandas do organismo por elas composto. No exemplo apresentado pelo filósofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel, o sangue deve ser considerado um organismo completo, não podendo ser reduzido ao que consideramos serem as partes que o compõe sob o risco de perdermos a capacidade de compreender sua natureza, que, de acordo com este ponto de vista, é o de uma substância em si mesmo.

Atualmente em filosofia, qualquer doutrina que enfatize a prioridade do todo sobre suas partes é considerada uma forma de holismo. Entre os filósofos para os quais o holismo foi importante, encontra-se em destaque Baruch Espinoza, para o qual o conteúdo das ideias seria determinado apenas quando considerado em caráter relacional com o conteúdo completo da mente, todas as ideias consideradas em conjunto. Esta noção de holismo se aproxima do que veio a ser conhecido como "holismo semântico" na filosofia de Gottlob Frege, Ludwig Wittgenstein e Willard van Orman Quine.

Quando considerado no âmbito da filosofia da linguagem, o holismo semântico apresentará a questão do significado de uma palavra ou sentença afirmando que uma palavra ou sentença só pode ter seu significado considerado e compreendido na medida em que o compreendemos no corpo da linguagem como um todo, ou no corpo de uma teoria que explique tal linguagem. Paralelamente, em filosofia da mente, quando se trabalha a partir do holismo semântico, um estado mental só pode ser identificado em termos de sua relação com outros estados mentais.

Referências bibliográficas:
CREMA, Roberto. Introdução à visão holística. "2 ed." São Paulo, Summus, 1989.

SMUTS, Jan Christiaan (1927). Holism and Evolution 2nd Edition. Macmillian and Co.

SCHABBEL, Corina. Redescobrindo... a holística. São Paulo, Iglu, 1994.


MAIS SOBRE AS NOSSAS TERAPIAS  E TERAPEUTAS:


 

Nara Magalhães terapeuta holistica com as seguintes formações: pós graduada em serviço social e mestranda em psicologia (não concluído). Formação em gestalt terapia pelo Instituto Mineiro de Gestalt Terapia. Formação em tarô terapêutico e numerologia kabalística. Mestre em reiki tradicional usui. Formação em orixá reiki. Consteladora familiar, doula e massoterapeuta. Maga do fogo, raios, dragões, ervas e pedras pelo colégio de Magia divina. Magia do Sagrado Orixa Exu por Fátima Saraceni. Atua nas iniciações em diversos cursos do espaço e também como terapeuta em atendimentos individuais e vivências grupais.

 

REIKI

É uma prática enquadrada no vitalismo criada em 1922 pelo monge budista japonês MiKao Usui . Considerado terapia complementar (inserida nas terapias e medicinas do campo bioenergético, segundo o conceito da NCCAM - Natinal Center for Complementary and Alternative Medicine, agência dos E.U.A., que se dedica à explicação rigorosa das medicinas complementares e alternativas, segundo o prisma da ciência), tem por base a crença na existência da energia vital universal "Ki" (a versão japonesa do conceito chinês "QI" (ou "Chi"), manipulável através da imposição de mãos. Através desta técnica, os praticantes acreditam ser possível canalizar a energia universal em forma de KI (japonês: ki) a fim de restabelecer um suposto equilíbrio natural, não só espiritual, mas também emocional e físico. Permite revitalizar, equilibrar e auxiliar a pessoa no seu processo de cura, sendo possível utilizá-la em qualquer situação ou lugar. Cabe ressaltar que é uma terapia auxiliar, que portanto, não faz diagnósticos. Potencializa tratamentos e intervenções. A energia Reiki dissolve os bloqueios, percorrendo os meridianos, canais, nadis e chakras (centros de energia), fazendo fluir livremente a energia KI por todo o corpo do receptor.
O Reiki nos leva a uma profunda transformação de consciência, seu método simples e eficaz o torna acessível a pessoas de todas as idades, independente do seu estilo de vida. Tem como efeitos aumentar e estimular o poder e a capacidade auto curativa da pessoa. Uma sessão de reiki pode durar de 30 minutos a 1 hora e meia, em que o paciente pode estar sentado ou deitado, e o terapeuta faz um contacto leve (ou mesmo sem contacto) com as mãos em determinados pontos do corpo do paciente, sem exercer pressão ou manipulação de algum tipo. Esse contacto produz no paciente uma sensação de relaxamento, aliviando-lhe o stress, aumentando as defesas do corpo, ajudando-o a debelar, por exemplo, uma infecção ou outras doenças, produz alívio em estados de depressão e cansaço físico e mental, reduz efeitos nocivos de fármacos, acelera a recuperação de estados patológicos e estimula o sistema imunológico.

Terapeuta: Nara Shakira Surya
Contato: (31) 995642281

 

QUEIMA DE KARMA

Trata-se de Ritual de transmutação do Carma ou dos laços cármicos. Foi disponibilizado pela Fraternidade Branca. e tem como objetivo a “limpeza dos nós energéticos desta ou de outras vidas passadas”.Karma ou carma significa ação, em sânscrito, e lei do Karma é aquela lei que ajusta o efeito a sua causa, ou seja, todo o bem ou mal que tenhamos feito numa vida virá trazer-nos consequências boas ou más para esta vida ou próximas existências. Isto significa que cada pessoa receberá o resultado das suas ações. Funciona como um mecanismo essencial para revelar a importância dos comportamentos individuais. Sob a Lei do Karma, estamos suscetíveis ao sofrimento, inclusive consequente de padrões de repetição oriundos das relações íntimas com Pai, Mãe, irmãos, marido, esposa, tios e outros, além de vícios, medos, fobias. Quando queimamos o carma essa pessoa ou situação muda, essa energia transmuta. A transmutação das energias não qualificadas pelo fogo sagrado é simbolizada pela chama das velas. O fogo é o único elemento que transmuta tudo, o que vai e já não volta.O ritual foi trazido pela energia doce, subtil e ao mesmo tempo poderosa, da infinita compaixão e misericórdia da Deusa Kuan Yin cujo nome significa “Aquela que ouve os lamentos do mundo”.

Todo o trabalho é orientado a nível espiritual e temos como Guias:

– Deusa Kuan Yin

– Mestre Jesus

– Arcanjo Miguel

– Mestre San Germain

– E todos os nossos ancestrais.

Terapeuta: Nara Shakira Surya
Contato: (31) 995642281

 

MAGNIFIED HEALING

Técnica de cura introduzida no Brasil em 1983 e expandida pela Rev. Gisele King e Rev. Kathryn Anderson, a partir de 1992, sob inspiração e intervenção da Mestra, bodhisattava KUAN YIN, para promover o avanço espiritual da humanidade e da terra. Magnified healing estabelece um fluxo constante de energia do coração até a fonte, o altíssimo Deus do universo, através dos centros espirituais ou chacras até o diamante no centro da terra. A ligação ocorre em movimentos espiralados e traz um profundo estado de graça que pulsa a partir da fonte, criando as bases necessárias para o processo de Ascenção. A Cura Magnificada limpa, equilibra, reintegra e harmoniza todos os chacras, sensibiliza e ativa o sistema nervoso e redistribui o cálcio na espinha. Alinha os centros espirituais e cancela todos os carmas, ativa e expande a Chama Trina no Coração e nos prepara para a Ascensão Espiritual. Atua nos níveis físico, emocional, mental, etérico e espiritual, utilizando geometria sagrada, respiração e decretos.

Terapeuta: Nara Shakira Surya
Contato: (31) 995642281

 

(31) 9 8471-2281
Av. Antonio Francisco Lisboa, nº 2371 - Bandeirantes - CEP: 31.365-770 - Belo Horizonte/MG

Home Quem Somos Terapias Cursos Vivencias Localização Fale Conosco
© 2016 Arty Web ® - Desenvolvendo Soluções em TI